Centro Cultural, Seu Próprio (CC,SP)

O projeto “Centro Cultural, Seu Próprio”, desenvolvido pela Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo foi uma realização da AACCSP, com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e do Ministério da Cultura.

“Centro Cultural, seu Próprio” foi lançado em 2011 e se propõe a catalisar as impressões do sujeito do/sobre o espaço público e, a partir disso, cultivar novas ideias e práticas culturais em torno de conceitos como pertencimento, reconhecimento e identidade no e do espaço público.

Em 2012, este projeto foi contemplado no Prêmio Darcy Ribeiro, e optou-se por sistematizar experiências das práticas de mediação culturais relevantes dentro do CCSP, em consonância com outro projeto desenvolvido pela divisão: o Edital de Projetos de Mediação em Arte. Enquanto o primeiro projeto procura mapear o fluxo de público e suas produções por meio de ações curatoriais, o segundo é uma convocatória pública para que artistas inscrevam propostas de mediação cultural através da arte.

No sentido de dar visibilidade às ações e desdobramentos reflexivos, diversas experiências foram sistematizadas na publicação: #Sou Público – ações educativas para a convivência no espaço público.

“O conjunto de ações, reflexões, apontamentos que compõem esta obra configura-se como uma cartografia conceitual, porque revela um determinado jeito de pensar educação informal num espaço cultural e, como tal pensamento, contribui para o devir de uma vida efetivamente cidadã”, segundo Giuliano Tierno de Siqueira, Ex-Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP.