Restauro dos Painéis e Mural do IV Centenário I 2016 – 2019

12/07 a 15/09

Praça das Bibliotecas – Centro Cultural São Paulo

Exposição 4º x 4 - Obras Restauradas do IV Centenário

Abertura: 12/07 às 20 horas

O Centro Cultural São Paulo, em ação conjunta com a AACCSP, apresenta as quatro obras que fizeram parte do processo de restauração patrocinada pelo Bank of America Merrill Lynch.

Até o dia 15 de setembro, o público poderá conferir a Exposição 4º x 4, com as obras “Procissão”, de Tarsila do Amaral, “Mineração”, de Clóvis Graciano, e “O Restelo”, de Manuel Lapa.

As obras fizeram parte da Exposição Histórica de São Paulo dentro da programação comemorativa do IV Centenário da cidade, evento que comemorou os 400 anos de fundação de São Paulo, com o objetivo de ser a síntese tridimensional da história da cidade.

Além da exposição, haverá o lançamento do catálogo apresentando o conjunto de obras com conteúdo elaborado pela pesquisadora Regina Teixeira de Barros, além de registros realizados pelo fotógrafo Luis Aureliano.

Exposição 4º x 4 – Obras Restauradas do IV Centenário
12/07 a 15/09, terça a sexta, das 10h às 20h, sábados e domingos,
das 10h às 18h – livre – Praça das Bibliotecas
entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos.

As obras “Procissão”, de autoria de Tarsila do Amaral, e “O Restelo”, de autoria de Manuel Lapa foram concluídas no CCSP em 2017 pelo arquiteto conservador Renato Carvalho. A restauração do mural foi concluída na OCA pela empresa Julio Moraes Conservação e Restauro. A obra “Mineração”, de Clóvis Graciano, foi restaurada por Przemyslaw Andrzej Kosierkiewicz, com finalização em junho de 2019. Todas as obras passaram por um trabalho minucioso e complexo de restauração, desde a estrutura quanto na camada pictórica.

Lidar com a restauração de obras artísticas raras é um aprendizado contínuo, e promover e conscientizar a população acerca da importância do reconhecimento da história de uma cidade como São Paulo também é um desafio. Cada obra possui uma especificidade e cada ação deve ser direcionada a manter a obra disponível para acesso ao público.

Bank of America patrocina restauração de obras do IV Centenário

O projeto Restauro dos Painéis e Mural do IV Centenário possui parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio do Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo S.A., que através do Projeto de Conservação de Arte fornece subsídios a instituições sem fins lucrativos visando à conservação de obras de arte historicamente ou culturalmente significativas.

Quatro das cinco obras que fizeram parte da Exposição Histórica de São Paulo dentro da programação comemorativa do IV Centenário da cidade, no Pavilhão de Exposições – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, hoje conhecido como Oca, está passando por um processo final de restauração e conservação, que permitirá prolongar a vida útil das obras, propiciando que mais pessoas tenham acesso a este rico acervo.

O IV Centenário foi um evento que comemorou os 400 anos de fundação de São Paulo, que tinha como objetivo ser a síntese tridimensional da história da cidade.

O conjunto de obras que estão sob a guarda da Coleção de Artes da Cidade – CCSP possui a autoria de Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Clóvis Graciano e Manuel Lapa. Além dos painéis, há o mural “Missa de 25 de Janeiro (Conversão de São Paulo) 1554”, de autoria de Manuel Lapa, uma obra descoberta ocasionalmente atrás de uma parede falsa na OCA.

Com a realização de inúmeras exposições ao longo dos anos, as obras se encontravam em um estado de conservação muito fragilizado devido ao seu comprometimento estrutural, necessitando de restauro com a máxima complexidade, feito de modo rigoroso e preciso, a fim de garantir o uso correto das técnicas e maior longevidade da obra.

Para o Centro Cultural São Paulo (CCSP), que é uma instituição multidisciplinar, é de extrema importância “reviver” e demonstrar ao público a existência e relevância de seus acervos.