Eternizando a Memória

‘Eternizando a Memória’ é uma série de episódios que abordam conteúdos e curiosidades sobre o processo de tratamento e digitalização de acervos audiovisuais e sonoros do Arquivo Multimeios do CCSP.

<- Acesse também a publicação digital, que reúne textos dos pesquisadores Didi Monteiro e Silvana Garcia, disponível para download.

EPISÓDIO 1 – O Arquivo Multimeios

A entrevistada Marta Paolicchi, coordenadora do Arquivo Multimeios do CCSP, conta sobre sua trajetória no Centro Cultural São Paulo, a criação do Idart – Departamento de Informação e Documentação Artísticas, além de trazer informações e curiosidades sobre o Arquivo Multimeios.

No Youtube, Edney Almeida de Brito, técnico do Arquivo Multimeios do CCSP, conta um pouco da história do Arquivo Multimeios e apresenta a reserva onde estão os acervos, os tipos de suportes, processos técnicos de manipulação e condições de preservação.

 

 

EPISÓDIO 2 – Digitalizar também é preservar

Em entrevista realizada à Rádio CCSP, Camilla Parenti, digital organizer e sócia da empresa responsável pela digitalização do acervo audiovisual do Arquivo Multimeios, conta sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio histórico cultural por meio da digitalização, trazendo também informações sobre as etapas técnicas desse processo de digitalização e sobre a fragilidade dos suportes de mídias modernas. Entrevista e edição por Marta Fonterrada. 


 

 

EPISÓDIO 3 – A memória da televisão brasileira

O entrevistado Didi Monteiro, agente cultural e pesquisador, conta sobre o processo de realização da pesquisa acerca do acervo audiovisual digitalizado pelo projeto, além de trazer curiosidade e raridades encontradas no acervo, que remontam parte da história e memória da TV brasileira.

No Youtube, Didi Monteiro aprofunda sua pesquisa realizando recorte acerca da memória da televisão brasileira, abarcando importantes momentos da teledramaturgia, das artes cênicas, das artes visuais, da música, do entretenimento, variedades do jornalismo e propaganda. É praticamente uma linha do tempo que parte desde os anos 60 e 70 ao início dos anos 2000.

 

 

EPISÓDIO 4 – Processos técnicos de digitalização

Os entrevistados Adilson Lima, técnico responsável pela digitalização do acervo sonoro do Arquivo Multimeios, e Sonia Marachlian, sócia da empresa de digitalização, contam sobre o processo técnico de digitalização de acervos sonoros e audiovisuais.


 

 

EPISÓDIO 5 – O panorama da produção teatral de 75 a 95

A entrevistada Silvana Garcia, professora, pesquisadora e diretora de teatro, traz informações sobre o Departamento de Pesquisa do Centro Cultural São Paulo, e conta sobre a pesquisa realizada em torno do acervo sonoro, com recorte realizado por meio dos áudios de espetáculos que representam momentos importantes de transformação no panorama da produção teatral das décadas de 75 a 95. 

No Youtube, Silvana Garcia apresenta os principais tópicos da pesquisa realizada, abordando o contexto histórico e cultural dos áudios de espetáculos que representam momentos importantes de transformação no panorama da produção teatral das décadas de 75 a 95. Parte dessa produção reflete um período de censura e repressão do regime militar, bem como, o surgimento de novos segmentos de produção de novos agentes, sendo um momento fértil no teatro de São Paulo. 

A série de episódios “Eternizando a memória” é parte do projeto Digitalização e Difusão do Acervo Sonoro e Audiovisual do Arquivo Multimeios – CCSP, realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a AACCSP e o Centro Cultural São Paulo.

Equipe técnica: Ação Cultural

Entrevistas e Edição do Podcast: Marta Fonterrada

Operador de Áudio Rádio CCSP: Eduardo Neves

Captação e Edição: Alessandro Santos e Zé Amado