Programação

11/11 - 2021

Youtube – Centro Cultural São Paulo

Seminário Online
Fonografia e Patrimônio Cultural: a digitalização dos cilindros de cera da Discoteca Oneyda Alvarenga

11/11 às 18 horas

O Centro Cultural São Paulo apresenta o seminário Fonografia e Patrimônio Cultural: a digitalização dos cilindros de cera pertencentes ao Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga. O evento online tem o objeto de trazer ao público o importante trabalho de preservação e recuperação deste singular acervo musical de povos tradicionais do Brasil, registrado com a técnica de gravação em cilindros de cera no começo do século XX.

Com participação da historiadora Juliana Pérez Gonzáles e do físico Nilson Souza Filho, o seminário tem como temas a história dos registros etnográficos, os meios e metodologias para preservação e digitalização desse suporte e história e as técnicas de gravação sonora, especificamente a respeito do fonógrafo de Edison.

Este projeto possui o apoio financeiro dos países integrantes do Programa Iberarquivos e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) no projeto “Tratamento e conservação do Fundo Discoteca Oneyda Alvarenga: acondicionamento, descrição e restauro da documentação textual e fonográfica (cilindros de cera)” e da Universidade de São Paulo USP no Projeto “Fonografia e patrimônio cultural – digitalização de cilindros de gravação da Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP”. O projeto também conta com o apoio da Universidade de São Paulo por meio do professor Pedro Paulo Salles (ECA).

Seminário Online
11/11, quinta, às 18h
Youtube Centro Cultural São Paulo
atividade gratuita

12/07 a 15/09 - 2019

Praça das Bibliotecas – Centro Cultural São Paulo

Exposição 4º x 4 - Obras Restauradas do IV Centenário

Abertura: 12/07 às 20 horas

O Centro Cultural São Paulo, em ação conjunta com a AACCSP, apresenta as quatro obras que fizeram parte do processo de restauração patrocinada pelo Bank of America Merrill Lynch.

Até o dia 15 de setembro, o público poderá conferir a Exposição 4º x 4, com as obras “Procissão”, de Tarsila do Amaral, “Mineração”, de Clóvis Graciano, e “O Restelo”, de Manuel Lapa.

As obras fizeram parte da Exposição Histórica de São Paulo dentro da programação comemorativa do IV Centenário da cidade, evento que comemorou os 400 anos de fundação de São Paulo, com o objetivo de ser a síntese tridimensional da história da cidade.

Além da exposição, haverá o lançamento do catálogo apresentando o conjunto de obras com conteúdo elaborado pela pesquisadora Regina Teixeira de Barros, além de registros realizados pelo fotógrafo Luis Aureliano.

Exposição 4º x 4 – Obras Restauradas do IV Centenário
12/07 a 15/09, terça a sexta, das 10h às 20h, sábados e domingos,
das 10h às 18h – livre – Praça das Bibliotecas
entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos.